Resposta Social de Apoio Domiciliário

 

Esta resposta social, como o próprio nome indica, destina-se a prestar serviços ao domicílio, ou seja, destina-se às pessoas que estão impossibilitadas, temporária ou definitivamente, de realizar determinadas tarefas, como cozinhar ou fazer a higiene (sua ou da casa).

Este apoio rege-se pelos seguintes serviços: confeção das refeições diárias, higiene pessoal, limpeza da casa, serviço de lavandaria, apoio na área da saúde, nomeadamente, na administração da medicação, e ainda, serviços de carater social e cultural, com a participação nas atividades socioculturais, desenvolvidas pela instituição ao longo do ano.

Ao contrário do que acontece com a resposta social de lar, em que o número de utentes se mantém estável ao longo do ano, em apoio domiciliário verifica-se uma variabilidade no número de pessoas apoiadas. Assim, ao longo do ano de 2018 será sempre necessário fazer pequenos ajustes em termos de organização de serviço, entre as respostas que a instituição pode dar e as necessidades de cada utente.